As Técnicas de Si, Foucault
*regras, deveres, proibições da sexualidade
- atos permitidos e proibidos
- sentimentos representados, pensamentos e desejos
-auto-asucultação do sentimento, do movimento da alma, do desejo sob formas ilusórias
as proibições sexuais obrigam a dizer a verdade sobre o si
Objeções (culturais):
*a tarefa que incumbe o indivíduo de analisar o seu desejo sexual é mais importante do que analisar todos os seus outros atos - como o ato da confissão sublinhava;
*comportamento sexual está submetido às regras do segredo, decência e modéstia
= sexualidade
= proibição verbal + obrigação de dizer a verdade
= esconder o que se faz + decifrar quem se é
*o que é que constrangeu o sujeito do ponto de vista histórico? a obrigação de dizer a verdade ou as proibições sobre a sexualidade? da relação entre ascetismo e verdade.
Questão?
* uma vez que certos saberes sobre o si são advindos do preço a pagar por determinadas formas de proibição, o que se deve conhecer de si a fim de aceitar a renúncia?
- a reflexão conduz Foucault pela hermenêutica das técnicas de si na prática pagã e depois pela cristã dos primeiros tempos.
- obstáculos à reflexão:
1) o cristianismo está mais atento à história das suas crenças do que à sua prática efectiva;
2)a hermenêutica das práticas de si não se encontra organizada de forma doutrinal;
3) confusão entre concupiscência, pecado, perda da graça,...
4) é difícil isolar a hermenêutica de si das experiências espontâneas pela razão de se ter espalhado e infiltrado em toda a cultura ocidental.
Contexto do Estudo
*Foucault tem o objectivo de elaborar uma história do saber que os homens elaboram deles próprios: "O essencial não é tomar esse saber e nele acreditar piamente, mas analisar essas pretensas ciências como outros tantos “jogos de verdade”, que são colocadas como técnicas específicas das quais os homens usufruem para compreenderem aquilo que são." (pág.2)
** as técnicas dividem-se em 4 grupos:
1) técnicas de produção (produzir, transformar e manipular objectos)
2) técnicas de sistemas de signos (signos, sentidos, símbolos, significação)
3) técnicas de poder (determinam a conduta dos indivíduos, objectivando o sujeito em relação a fins ou à dominação)
4) técnicas de si (operações sobre o corpo, alma, pensamento,condutas, modos de ser que os próprios sujeitos efectuam sobre si ou sobre outros, com o objectivo de alcançarem um certo grau de felicidade, pureza, sabedoria, perfeição ou imortalidade).
"É raro que esses quatro tipos de técnica funcionem separadamente, mesmo porque cada tipo está associado a uma determinada forma de dominação. Cada um desses tipos implica em certos modos de educação e de transformação dos indivíduos, na medida em que se trata não somente, evidentemente, de adquirir certas aptidões, mas também de adquirir certas atitudes." (p.2)
*as técnicas de si e as técnicas de poder são as que interessam Foucault. "Chamo "governamentalidade" ao encontro entre as técnicas de dominação exercidas sobre os outros e as técnicas de si. (p.2)
*Fonte: http://vsites.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/tecnicas.pdf
0 Comments:
Post a Comment
<< Home