Saturday, February 10, 2007

O que se lê nesta casa quando há insónias...?

"(Há momentos em que parto para não sei onde. navegação espiritual. Ou dispersão na terra abstracta, a única que se vê quando não se vê. São as grandes caçadas dentro de mim mesmo, a busca da magia perdida, uma palavra cintilante, uma perdiz imaginária, um sopro, um ritmo, uma espécie de bafo. Como o teu. Às vezes sinto-o, outras não. mas sei que estás aí, algures, enroscado na minha própria solidão. )

in Alegre, Manuel, Cão como nós, Dom Quixote


"Ignorância desculpável, aliás. A gente entende pouco do semelhante. Cada um de nós é um enigma, que a maior parte das vezes fica por decifrar."

in Torga, Miguel, Bambo, Os Bichos, Dom Quixote.

"Embrião, larva, crisálida... Todas as estações do íngreme calvário da organização. Animada pelo sopro da vida, essa a matéria necessita do calor dum ventre. Antes dessa íntima comunhão, desse limbo purificador, não poderá ter forma definitiva. Custa. Mas a lei natural é inexorável. Exige consciência de cosmos antes da consciência de ser. O calor dá no ovo. Aquece-o e amdurece-o. A casca quebra. Depois... Ah, depois é essa descida ao húmus, essa existência amorfa, nem germe, nem bicho, nem coisa configurada. Largos dias assim."

in Torga, Miguel, Cegarrega, Os Bichos, Dom Quixote

1 Comments:

At 2:38 PM, Blogger melita said...

insónias? hummm... boas leituras!!! mas que pensamentos?

 

Post a Comment

<< Home