Aula de canto nº. 2
Entrei preparadíssima para cantar tal qual a Céline Dion, mas com menos volume e menos afinada e com menos postura e parámos para falar sobre o respirar. Meu caro senhor, eu respiro todos os dias...Mas aparentemente não percebo nada disso e a minha linguagem corporal canta mais do que os meus sons. Eis o que aprendi com este sábio professor que parece que vai jogar futebol antes de me dar as aulas, mas sai-lhe tanto pelas axilas, como pelas belas palavras, os ensinamentos certos para mim, ora aí está, que cada um tem o que merece e eu quero aquilo que eu mereço:
- ao cantar, o respirar tem de ser rápido, por isso é melhor pela boca do que pelo nariz
- a cavidade bucal tem de se fazer grande e isso não quer dizer mostrar a boca toda, mas abri-la quase como bocejar e captar o som quando a boca está assim redondinha e ficar lá nesse sítio do eterno bocejo até não ter mais ar...pelo menos para já!
- os olhos abertos e sorridentes, porque não vamos querer perguntar ao público se ele quer mesmo ouvir o que eu vou cantar ou não; nada de cepticismo e controlo, tudo de abertura e verdade pura e dura, ainda que os meus próprios sons me questionem a cada 3 segundos se não seria melhor mudar de tom ou registo...não, nada disso!
- as pernas confortavelmente separadas uma da outra em posição de poder dar uns saltinhos quando os agudos são precisos; mas, os saltinhos são mentais e portanto fictícios...nunca vimos o Pavarotti aos saltos, mas a Daniela Mercury já...(vou-lhe perguntar sobre os trios eléctricos, a ver se ele sabe como é que se faz!!), mas dobrar os joelhinhos é possível e faz bem ao som!
- quanto à coluna é preciso senti-la como uma mola de colchão, das pinchonas, mas estáveis;
- sorrir porque faz bem aos sons e a quem nos ouve - isso para mim não é um problema;
- o som tem de sair, não como no coro, do sétimo chakra, ou seja da cabeça, em direcção ao céu em uníssono, mas aqui tem de ser do terceiro olho, o chakra da testa e responsável pela intuição, que eu imagino que seja o sexto chakra! as coisas que este professor sabe!
- os tiques das mãos, especialmente os da esquerda, têm de acabar...não tens de te desculpar pelo teu potencial - diz-me ele sabiamente;
- ter noção da ressonância própria e libertá-la sem medos!
- não encher os pulmões e manter o ar a fluir entre o fundo da barriga e o coração do princípio ao fim do som;
- iniciar o som partindo dessa plenitude...
1 Comments:
aulas de canto? Mas que inveja. Sounds liberating alright! Como é bom ter-te de volta ao activo no mundo "bloguístico". Bjinhos and keep'em coming
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